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Reflexões sobre a criação de materiais educacionais para aulas remotas: princípios da emoção aplicados para a construção de personagens

Reflections on the creation of educational materials for remote classes: principles of emotion applied to the construction of characters

SALES, Edson Nascimento ; SILVEIRA, Carina Santos ; MARIÑO, Suzi Maria Carvalho ;

Artigo:

A partir do desenvolvimento tecnológico e científico, é possível perceber diversas mudanças na cultura, como o surgimento de algumas necessidades humanas enquanto outras entram em desuso. O ambiente educacional vivencia essa situação: a necessidade de revisar as estratégias educacionais com a educação remota provocada pela pandemia do covid-19. Discute-se sobre o ensino, quais rumos da atividade e a sua contribuição para formação dos aprendizes. A presente pesquisa traz uma revisão de literatura que investiga o contexto criado pela pandemia dentro da educação infantil. Propõe-se, em nível teórico, formas de o design contribuir e guiar educadores para a criação ou seleção de personagens, a fim de compor desenhos animados como recurso didático na educação remota. As reflexões traçaram conexões entre aprendizagem, memória e emoção, e mostraram o design como um potencial agente colaborador, apontando princípios da emoção para a criação de personagens.

Artigo:

Based on technological and scientific development, it is possible to perceive several changes in culture, such as the emergence of some human needs and the fall into disuse of others. The educational environment experiences this situation: the need to review educational strategies with remote education caused by the Covid-19 pandemic. There is a discussion about teaching, the directions of the activity and its contribution to the formation of apprentices. The present research brings a literature review that investigates the context created by the pandemic within early childhood education. It is proposed, at a theoretical level, ways for design to contribute and guide educators for the creation or selection of characters, in order to compose cartoons as a didactic resource in remote education. The reflections traced connections between learning, memory and emotion, show design as a potential collaborative agent and point out principles of emotion for the creation of characters.

Palavras-chave: design; animação educacional; personagens.,

Palavras-chave: design; educational animation; characters.,

DOI: 10.5151/ped2022-9365214

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Como citar:

SALES, Edson Nascimento; SILVEIRA, Carina Santos; MARIÑO, Suzi Maria Carvalho; "Reflexões sobre a criação de materiais educacionais para aulas remotas: princípios da emoção aplicados para a construção de personagens", p. 4311-4326 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-9365214

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