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Reflexões sobre a humanização de marca sob a ótica da análise do discurso

Reflexions about the brand humanization through the lens of the discourse analysis

REINERT, Marcilene Machado ; SOBRAL, João Eduardo Chagas ; EVERLING, Marli Teresinha ;

Artigo:

A temática escolhida para este texto é um recorte das reflexões de uma pesquisa de mestrado em design em andamento. Na pesquisa em questão, são abordados aspectos gerais da construção do self em startups, tratando, por consequência, de questões tangentes ao estágio inicial de branding em tais organizações. Portanto, o texto trata de discutir problemáticas do processo de criação da identidade de marca, considerando, contudo, aspectos de humanização sob pressupostos da análise do discurso (AD). Orientando-se principalmente por textos influenciados pela AD europeia, assumem-se principalmente dois princípios: de que a linguagem não é transparente nem linear (ORLANDI, 1999) e de que para haver adesão do público ao discurso publicitário da marca, é necessário que haja um bom desenvolvimento dele (MAINGUENAU, 2008). Além disso, são propostas outras reflexões relacionadas ao campo de identidade de marca, como as implicações do discurso no processo de briefing e atuação do profissional de design.

Artigo:

The theme chosen for this text is a selection of the reflections that are part of an ongoing master's research in design. In such research, general aspects of the construction of the self in startups are addressed, dealing, consequently, with issues related to the initial stage of branding in such organizations. Therefore, the text discusses problems of the brand identity creation process, considering, however, humanization aspects through the discourse analysis (DA) assumptions. Guided by texts influenced by European DA, two principles are mainly assumed: that language is neither transparent nor linear (ORLANDI, 1999) and in order to provide adherence to the brand's advertising discourse from the public, it is necessary a good development of it (MAINGUENAU, 2008). In addition, other reflections related to the brand identity field are proposed, such as the implications of the discourse in the briefing process and the performance of the design professional.

Palavras-chave: análise do discurso; branding; briefing.,

Palavras-chave: discourse analysis; branding; briefing.,

DOI: 10.5151/ped2022-4333683

Referências bibliográficas
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Como citar:

REINERT, Marcilene Machado; SOBRAL, João Eduardo Chagas; EVERLING, Marli Teresinha; "Reflexões sobre a humanização de marca sob a ótica da análise do discurso", p. 2675-2688 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-4333683

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