Outubro 2016 vol. 2 num. 10 - Seminários sobre Ensino em Design
Artigo Completo - Open Access.
Reflexões sobre o ensino de um ofício
Cunha, Flávia Costa Itiberê da ; Pereira, Rodrigo Mateus ;
Artigo Completo:
Oobjetivo deste estudo é refletir a respeito do ensino de disciplinas de caráteressencialmente prático em ambiente universitário, investigando articulações comalgumas abordagens pedagógicas e, ao mesmo tempo, traçando um paralelo compráticas de adestramento e experimentação existentes no método utilizado pelosautores em sala de aula. Concluiu-se que apesar da aparente oposição entre asabordagens no âmbito teórico, na prática se percebe uma complementaridade entreelas, tornando-as na verdade etapas, que se mostram igualmente necessárias naconstrução de uma formação acadêmica completa.
Artigo Completo:
Palavras-chave: Ensino, Aprendizagem, Ofício, Behaviorismo, Nova escola,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/despro-sed2016-005
Referências bibliográficas
- [1] BARROS, Simone e CAVALCANTE, Patrícia Smith. Os recursos computacionais e suas possibilidades de aplicação no ensino segundo as abordagens de ensino aprendizagem. Anais do Workshop Internacional Sobre Educação Virtual: Realidade e desafios para o próximo milênio. Fortaleza: UECE, 1999.
- [2] DARSIE, Marta Maria Pontin. Perspectivas Epistemológicas e suas Implicações no Processo de Ensino e de Aprendizagem. Uniciências, Cuiabá, v3, n.1, 1999.
- [3] DUBAR, Claude. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. Trad. Andréa Stabel M. da Silva. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
- [4] FREINET, Célestin. Para uma escola do povo. São Paulo: Martins Fontes, 1966.
- [5] FREINET, Célestin. As técnicas Freinet da escola moderna. Editorial Estampa, lda, 1976.
- [6] FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Trad. Raquel Ramalhete. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008
- [7] GIUSTA, Agnela da Silva. Concepções de aprendizagem e práticas pedagógicas. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 1, p. 25-31, 1985.
- [8] LAVER, James. A roupa e a moda: uma história concisa. São Paulo: Cia. Das Letras, 1996.
- [9] MAUSS, Marcel. As técnicas do corpo. In: Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2003.
- [10] NAKAMICHI, Tomoko. Pattern magic 2: a magia da modelagem. São Paulo: Gustavo Gili, 2012.
- [11] NEVES, Rita de Araújo e DAMIANI, Magda Floriana. Vygotsky e as teorias da aprendizagem. Unirevista, São Leopoldo, v.1, n.2, 2006.
- [12] OLIVEIRA, Magda Sarat. Fundamentos filosóficos da educação infantil. Maringá: EDUEM, 2005.
- [13] SOUSA NETO, Manoel Fernandes. O ofício, a oficina e a profissão: reflexões sobre o lugar social do professor. Cadernos Cedes. Campinas, v. 25, n. 66, p. 249-259, maio/ago. 2005
- [14] VASCONCELOS, Clara, PRAIA, João Félix e ALMEIDA, Leandro. Teorias de aprendizagem e o ensino/aprendizagem das ciências: da instrução à aprendizagem. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v.7, n.1, 2003.
Como citar:
Cunha, Flávia Costa Itiberê da; Pereira, Rodrigo Mateus; "Reflexões sobre o ensino de um ofício", p. 34-42 . In: Beccari, Marcos N.; Machado, Carolina Calomeno (Eds.). Seminários sobre Ensino de Design [=Blucher Design Proceedings, v.2 n.10].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/despro-sed2016-005
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações