Setembro 2015 vol. 1 num. 1 - 1º Congresso Internacional de Intermidialidade 2014
Artigo Completo - Open Access.
Relações Multimodais entre Sons, Cores e Emoções: Estudo de Caso
Reyna, Carlos Francisco Perez ; Ferreira, Eduardo Fernandes ;
Artigo Completo:
Neste trabalho propõe-se analisar as relações multimodais observadas no emprego de cores e sons no filme ‘Tônica Dominante’, explorando as circunstâncias de fusão das modalidades no processo de construção da narrativa fílmica. Dessa maneira, busca-se explorar, especificamente, as relações cognitivas estabelecidas entre a paleta de cores (modalidade visual) e as músicas (modalidade sonora) empregadas no filme com a finalidade de comunicar o estado psicológico do personagem protagonista através dos diversos modos da mídia audiovisual, levando em conta as conotações relativas aos processos de significação atribuídos ao uso de signos.
Artigo Completo:
Palavras-chave: cinema, audiovisual, semiótica, multimodalidade, intermidialidade,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/phypro-intermidialidade2014-004
Referências bibliográficas
- [1] Avellar, J. C. (2001). O roteiro como uma partitura. Escrever cinema. Retrieved from http://www.escrevercinema.com/o_roteiro_como_uma_partitura.htm. Acesso em 13 jan. 2014.
- [2] Bresin, R. (2005). What is the color of that music performance. In: Proceedings of the International Computer Music Conference. 367-370.
- [3] Caivano, J. L. (1994). Color and Sound: Physical and Psychophysical Relations*. Color Research Andamp; Application, v. 19, n. 2. 126-13
- [4] Cytowic, R. E.; Eagleman, D. (2009). Wednesday is indigo blue: Discovering the brain of synesthesia. MIT Press.
- [5] Elleström, L. (2010). Media borders, multimodality and intermediality. Palgrave Macmillan.
- [6] Forceville, C. J. (2011). Review of ‘Media Borders, Multimodality and Intermediality’. Journal of Pragmatics.
- [7] Juslin, P. N. (2000). Cue utilization in communication of emotion in music performance: Relating performance to perception. Journal of Experimental Psychology: Human perception and performance, v. 26, n. 6. 179
- [8] Karwoski, T. F.; Odbert, H. S. (1938). Color-music. Psychological Monographs, v. 50, n. 2.
- [9] Morton, J. (1997). A guide to color symbolism. Colorcom. 28.
- [10] Palmer, S. E.; et al. (2013). Music–color associations are mediated by emotion. In: Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 110, n. 22, 8836-8841.
- [11] Queiroz, J. (2010). Sistemas semióticos, artefatos cognitivos, Umwelt–uma contribuição ao Design da Informação. InfoDesign, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 7-12.
- [12] Schröter, J. (2011). Discourses and Models of Intermediality. CLCWeb: Comparative Literature and Culture, v. 13, n. 3, 3.
- [13] Zentner, M. R. (2001). Preferences for colours and colour-emotion combinations in early childhood. Developmental Science, v. 4, n. 4, 389-398.
Como citar:
Reyna, Carlos Francisco Perez; Ferreira, Eduardo Fernandes; "Relações Multimodais entre Sons, Cores e Emoções: Estudo de Caso", p. 44-57 . In: Aguiar, Daniella; Queiroz, João (Eds.). Anais do 1º Congresso Internacional de Intermidialidade 2014 [=Blucher Arts Proceedings, v.1 n.1].
São Paulo: Blucher,
2015.
ISSN 2447-3332,
DOI 10.5151/phypro-intermidialidade2014-004
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações