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SISTEMA DE CONTROLE DA PRESSÃO DE COMBUSTÍVEL NO DIESEL COMMON RAIL

Martins, Mozart Fraga ; Laganá, Armando Antônio Maria ; Suen, José Miguel ;

Artigo:

A injeção de combustível nos motores de ciclo diesel recebeu importantes aprimoramentos nas últimas décadas, entre as quais destacamos a adoção do sistema common rail. Trabalhando com alta pressão de combustível, aliada a um refinado controle dos injetores, os motores common rail, são capazes de proporcionar maior torque, eficiência energética, e redução nos índices de emissão de poluentes. Para a boa operação do sistema, é preciso uma pressão de combustível alta e bem controlada, em diferentes regimes de trabalho. Neste artigo, é descrita a modelagem e controle da válvula reguladora de pressão do rail. Foi levantado o modelo matemático do sistema, por meio de identificação não paramétrica. Seguido do projeto e aplicação de um controlador PID digital. Para identificação do modelo foi implementada uma plataforma constituída de bomba de alta, bomba de baixa, rail, sensor de pressão, válvula reguladora de pressão, injetores, motor elétrico e inversor de frequência. Os componentes utilizados são os mesmos do motor diesel 2.8L aplicado no veículo GM modelo S10. O presente controle será posteriormente utilizado para o desenvolvimento de uma ECU para o próprio motor citado.

Artigo:

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DOI: 10.5151/simea2018-PAP54

Referências bibliográficas
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Como citar:

Martins, Mozart Fraga; Laganá, Armando Antônio Maria; Suen, José Miguel; "SISTEMA DE CONTROLE DA PRESSÃO DE COMBUSTÍVEL NO DIESEL COMMON RAIL", p. 348-360 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2018-PAP54

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