Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Toolkit para Preparação da Oportunidade de Projeto (POP Toolkit): um auxílio para a fase de pré-desenvolvimento no processo de Design

Project Opportunity Preparation Toolkit (POP Toolkit): an aid to the pre-development phase in the Design process

PEREIRA, Leandro Lopes ; MERINO, Giselle Schmidt Alves Díaz ;

Artigo:

Esta pesquisa teve por objetivo propor um conjunto de ferramentas (toolkit) para auxílio às equipes de Design, durante a fase de pré-desenvolvimento, no tratamento da demanda para que seja convertida em uma oportunidade de projeto. Os procedimentos técnicos foram, portanto, divididos em três fases, sendo a Fase 1 de Levantamentos, a Fase 2 de Desenvolvimento do toolkit e a Fase 3 de Apresentação do toolkit. Os levantamentos foram realizados a partir da literatura e de campo, os quais possibilitaram a identificação de lacunas e oportunidades para contribuições para intervenção e trabalhos futuros. Dos resultados, observaram-se pontos comuns entre a literatura e a pesquisa de campo, como por exemplo a influência do espaço físico para os resultados do projeto. O processo de desenvolvimento gerou um conjunto de ferramentas denominado Toolkit para Preparação da Oportunidade de Projeto (POP Toolkit).

Artigo:

This research aimed to propose a set of tools (toolkit) to help Design teams, during the pre-development phase, in dealing with the demand so that it can be converted into a project opportunity. The technical procedures were, therefore, divided into three phases, Phase 1 of Surveys, Phase 2 of Toolkit Development and Phase 3 of Toolkit Presentation. The surveys were carried out from the literature and from the field, which made it possible to identify gaps and opportunities for contributions to intervention and future work. As a result, common points were observed between the literature and field research, such as the influence of physical space on the project results. The development process generated a set of tools called the Project Opportunity Preparation Toolkit (POP Toolkit).

Palavras-chave: Oportunidade; Kit de ferramentas; Processo de Design,

Palavras-chave: Opportunity; Toolkit; Design Process.,

DOI: 10.5151/ped2022-4957261

Referências bibliográficas
  • [1] ADLER, R. B.; TOWNE, N. Comunicação Interpessoal. Rio de Janeiro: LTC – Livros técnicos e científicos Editora S.A, 2002.
  • [2] BACK, N. Projeto Integrado de Produtos: planejamento, concepção e modelagem. Barueri: Manole, 2008.
  • [3] BAXTER, M. Projeto de Produto. (2a ed.). São Paulo: Edgard Blücher, 2000.
  • [4] BEST, K. Design Management: Managing Design Strategy, Process and Implementation. Porto Alegre, Switzerland: AVA, 2012.
  • [5] BOMFIM, G. A. Metodologia para desenvolvimento de projetos. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 199
  • [6] BROWN, T. Change by design: how design thinking transforms organizations and inspires innovation. New York: Harper Business, 2009.
  • [7] BUCHANAN, R. Design research and the new learning. Design issues, v. 17, n. 4, p. 3-23, 2001.
  • [8] CAMARGO, Robson. PM Visual - Project Model Visual: Gestão de projetos simples e eficaz. São Paulo: Saraiva, 2016.
  • [9] CHIAVENATO, I. Gerenciando com as pessoas – transformando o executivo em um excelente gestor de pessoas: um guia para o executivo aprender a lidar com sua equipe de trabalho. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
  • [10] CRUZ, T. Manual para Gerenciamento de Processos de Negócio: Metodologia DOMPTM: Documentação, Organização e Melhoria de Processos. [S.l.]: Atlas, 2015.
  • [11] DAYCHOUW, Merhi. 40 ferramentas e técnicas de gerenciamento. Brasport, 2007.
  • [12] DEMILIS, M. P., DE SOUSA, R. P. e MERINO, G. A. O instrumentalismo na aferição da experiência do usuário. Gestão & Tecnologia De Projetos, 13(2), 35-52, 2018.
  • [13] DIAS, S. R. Gestão de Marketing. (2a ed.). São Pauo: Saraiva, 2003.
  • [14] GIDO, J.; CLEMENTS, J. P. Gestão de Projetos. São Paulo: Thomson Learning, 2006.
  • [15] GIL, A. C. Sociologia geral. São Paulo: Atlas, 2001.
  • [16] HANINGTON, Bruce; MARTIN, Bella. The Universal Methods of Design: 100 Ways to Research Complex Problems, Develop Innovative Ideas and Design Effective Solutions. Rockport, 2012.
  • [17] KUMAR, Vijay. 101 design methods: A structured approach for driving innovation in your
  • [18] organization. John Wiley & Sons, 2013.
  • [19] MARTINS, R. F. e MERINO, E. A. Gestão de Design como Estratégia Organizacional. Londrina: Eduel, 2008.
  • [20] MERINO, G. S. Metodologia para a prática projetual do design: com base no Projeto Centrado no Usuário e com ênfase no Design Universal. [Tese] (Doutorado), Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas - Curso de Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2014.
  • [21] MERINO, G. S. Guia de orientação para Desenvolvimento de Projetos: Uma metodologia de Design Centrado no Usuário. (N. Ufsc, Produtor) Acesso em 2019 de setembro de 12, disponível em Núcleo de Gestão de Design - Laboratório de Usabilidade: www.ngd.ufsc.br, 2016.
  • [22] MOZOTA, Brigitte Borja de; KLÖPSCH, Cássia; COSTA, Felipe C. Xavier da. Gestão de Design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Bookman, 2011.
  • [23] OSORIO, L. C. Como Trabalhar com Sistemas Humanos: Grupos–Casais e Famílias-Empresas. Porto Alegre: Artmed, 2013.
  • [24] PAHL, G., BEITZ, W., FELDHUSEN, J., & GROTE, K.-H. Projeto na engenharia: fundamentos do desenvolvimento eficaz de produtos, métodos e aplicações. São Paulo: Blucher, 2005. PHILLIPS, 2008;
  • [25] MIRO. Collaborative whiteboard platform. 2021. Disponível em: . Acesso em: 10 set. 2021.
  • [26] PMI, I. P. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®). (6a ed.). Newtown Square, 2017.
  • [27] ROZENFELD, H., & AMARAL, D. C. Gestão de Projetos em Desenvolvimento de Produtos. São Paulo: Saraiva, 2006.
  • [28] STAIR, Ralph M.; REYNOLDS, George W. Princípios de Sistemas de Informação. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2016.
  • [29] SUTHERLAND, Jeff. SCRUM: A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo. Leya, 2016.
  • [30] TAKEUCHI, H.; NONAKA, I. Gestão do conhecimento. Tradução de Ana Thorell. Porto Alegre: Bookman, 2008.
  • [31] VIANNA et al. Design Thinking. Inovação em Negócios. Rio de Janeiro: MJV Press, 2012.
  • [32] XIMENES, Fernando Silveira et al. O design e o contexto" wicked" através da resolução de problemas: do atual ao revisitado. Educação gráfica. v. 21, n. 3 (dez. 2017), p. 25-36, 2017.
Como citar:

PEREIRA, Leandro Lopes; MERINO, Giselle Schmidt Alves Díaz; "Toolkit para Preparação da Oportunidade de Projeto (POP Toolkit): um auxílio para a fase de pré-desenvolvimento no processo de Design", p. 7461-7486 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-4957261

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações