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Tuc Bike: alternativa de SPS que visa atender os cenários contemporâneos de consumo consciente e pandemia do Covid-19 através de uma opção de mobilidade individual

Tuc Bike: SPS alternative that aims to meet contemporary scenarios of conscious consumption and the Covid-19 pandemic through an individual mobility option

PAVOSKI, Bruna Kauane ; SCHERDIEN, Ingrid ;

Artigo:

Este artigo tem por objetivo relatar o desenvolvimento de um projeto de Sistema Produto- Serviço voltado a um novo meio de transporte individual, o qual visa atender aos cenários contemporâneos de consumo consciente e pandemia do Covid-19 . Para tanto, utilizou-se do metaprojeto descrito por Tamekuni (2014) como método que faz uso de pesquisas prévias, as quais agregam informações relevantes na construção do projeto, sem oferecer uma solução pontual havendo assim outras opções que podem vir a ser consideradas, uma vez que este atua paralelo a projeção de cenários, onde possíveis contextos podem ser estruturados com base em coletas de dados e estudos, esboçando assim, situações futuras, nas quais pode -se implementar eventos históricos, como a pandemia do Covid- 19 no caso do projeto aqui relatado. Para tanto, a partir de visões de diferentes autores a fundamentação teórica foi estruturada, iniciando pelos conceitos de Design Estratégico, sucedido de uma de suas consequências, o SPS (Sistema Produto-Serviço), relacionado diretamente ao consumo consciente dentro da mobilidade, bem como os impactos que esta sofreu com a chegada do novo Coronavírus. Contudo, obteve-se como resultado o Tuc Bike, uma experimentação de uma possível alternativa de mobilidade individual, a qual oferece menos probabilidade de contágio em tempos de pandemia e mais benefícios ao meio ambiente.

Artigo:

This article aims to report the development of a Product-Service System project aimed at a new means of individual transport, which aims to meet the contemporary scenarios of conscious consumption and the Covid-19 pandemic. To this end, the metaproject described by Tamekuni (2014) was used as a method that makes use of previous research, which aggregates relevant information in the construction of the project, without offering a specific solution, thus having other options that may be considered, a since this works parallel to the projection of scenarios, where possible contexts can be structured based on data collection and studies, thus outlining future situations, in which historical events can be implemented, such as the Covid-19 pandemic in the case of the project reported here. Therefore, based on the views of different authors, the theoretical foundation was structured, starting with the concepts of Strategic Design, followed by one of its consequences, the SPS (Product-Service System), directly related to conscious consumption within mobility, as well as the impacts it has suffered with the arrival of the new coronavirus. However, the result was the Tuc Bike, an experimentation of a possible alternative of individual mobility, which offers less probability of contagion in times of pandemic and more benefits to the environment.

Palavras-chave: Consumo consciente; pandemia covid-19; mobilidade; Sistema Produto-Serviço.,

Palavras-chave: Conscious consumption; covid-19 pandemic; mobility; Product-Service System.,

DOI: 10.5151/ped2022-2535963

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Como citar:

PAVOSKI, Bruna Kauane; SCHERDIEN, Ingrid; "Tuc Bike: alternativa de SPS que visa atender os cenários contemporâneos de consumo consciente e pandemia do Covid-19 através de uma opção de mobilidade individual", p. 8274-8290 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-2535963

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