Setembro 2015 vol. 1 num. 1 - 1º Congresso Internacional de Intermidialidade 2014
Pôster - Open Access.
TV em múltiplas plataformas: A narrativa transmídia em telenovelas brasileiras
Figueiredo, Camila Augusta Pires de ;
Pôster:
Nos últimos anos, temos observado uma crescente utilização da narrativa transmídia como estratégia de marketing para as telenovelas brasileiras. Sob esse prisma, a narrativa se desdobra através de múltiplas plataformas; várias mídias convergem e se entrelaçam para contar uma única história. Para examinar as novas dinâmicas midiáticas em jogo nesse cenário, propomos um breve panorama histórico a respeito da utilização de ferramentas transmídia nas novelas brasileiras, com ênfase em um caso recente: a novela Cheias de charme, de Isabel de Oliveira e Filipe Miguez, que foi ao ar em 2012 pela Rede Globo. Examinaremos o processo transmidiático que disseminou a sua narrativa em vários vídeos no YouTube, sites, blogs de personagens, redes sociais e livros. Com isso, espera-se contribuir para a compreensão das mudanças e dos efeitos dessa grande interação entre mídias no ambiente televisivo no Brasil, tanto no que concerne ao modo como o conteúdo é produzido e disseminado quanto à maneira como é recebido e acessado pela audiência.
Pôster:
Palavras-chave: narrativa transmídia, telenovela, Henry Jenkins, Cheias de charme, convergência, transmidialidade,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/phypro-intermidialidade2014-021
Referências bibliográficas
- [1] Bevilacqua, V. (2012). Campanha pela volta das Empreguetes toma conta do Brasil. Diário Catarinense. Disponível em http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/variedades/noticia/2012/08/campanha-pela-volta-das-empreguetes-toma-conta-do-brasil-3871145.html.
- [2] Bieging, P. (2013a). Transmidiação como ferramenta estratégica: Cheias de Charme explora uma nova forma de fazer telenovela. Revista Novos Olhares, 2(2), 60-71. Disponível em http://www.revistas.usp.br/novosolhares/article/view/69828/72488.
- [3] ———. (2013b). Interação, imersão e participação: narrativa transmídia como estratégia para o envolvimento da audiência. X POSCOM - Seminário dos Alunos de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC-Rio. 04, 05 e 06 de novembro de 201 Disponível em http://pucposcom-rj.com.br/wp-content/uploads/2013/11/Patricia-Bieging.pdf.
- [4] Clüver, C. (2008) Intermidialidade. Pós: 2(1), 8-23.
- [5] Dicas de limpeza. ([s.d.]). Disponível em http://gshow.globo.com/novelas/cheias-de--de-charme/Dicas limpeza/.
- [6] Jenkins, H. (2009). Cultura da convergência. 2. ed. Trad. Susana Alexandria. São Paulo: Aleph.
- [7] Lopes, M. I. V. de; Mungioli, M. C. P. (2011). Ficção televisiva transmidiática: temáticas sociais em redes sociais e comunidades virtuais de fãs. In: LOPES, M. I. V. de (Org.). Ficção televisiva transmidiática no Brasil: plataformas, convergência, comunidades virtuais. Porto Alegre: Sulina.
- [8] Murray; J. (2003). Hamlet no holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: Unesp.
- [9] Padiglione, C. ([s.d.]). “Cheias de Charme” Promove uma aproximação entre internet e televisão. Estadão Cultura. Disponível em http://cultura.estadao.com.br/noticias/geral,cheias-de-charme-promove-a-aproximacao-entre-internet-e-televisao-imp-,931287.
- [10] Serra, A. (2012). Com 35 produtos, clipes e hits, “Cheias de Charme” se destaca por unir internet e TV. UOL Televisão. Disponível em http://televisao.uol.com.br/noticias/redacao/2012/09/27/com-20-produtos-clipes-e-hits-cheias-de-charme-se-destaca-por-unir-internet-e-tv.htm.
- [11] Trabalhador doméstico. ([s.d.]). Disponível em http://gshow.globo.com/novelas/cheias-de-charme/Trabalhador-Domestico/.
Como citar:
Figueiredo, Camila Augusta Pires de; "TV em múltiplas plataformas: A narrativa transmídia em telenovelas brasileiras", p. 292-302 . In: Aguiar, Daniella; Queiroz, João (Eds.). Anais do 1º Congresso Internacional de Intermidialidade 2014 [=Blucher Arts Proceedings, v.1 n.1].
São Paulo: Blucher,
2015.
ISSN 2447-3332,
DOI 10.5151/phypro-intermidialidade2014-021
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações