Setembro 2016 vol. 3 num. 1 - XXIV Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva
Artigo - Open Access.
Um modelo de cálculo de trajetória ótima para minimização do tempo de volta aplicado a uma motocicleta de competição
A ideal trajectory calculation model for minimizing the lap time applied to a racing motorcycle.
VILLALOBOS, Rodrigo Lacerda ; MASSARANI, Marcel ;
Artigo:
O mercado de motocicletas de alta cilindrada esteve em alta no Brasil durante a década de 2010, nesse período, o número de interessados em desenvolver suas habilidades como piloto acompanhou a alta nas vendas de novas motocicletas. O aumento do interesse por motocicletas esportivas também aqueceu as competições, e “trackdays”, onde pilotos iniciantes levam bastante tempo até adquirir as habilidades necessárias para ter tempos competitivos. Nesse ambiente, o desenvolvimento de um algoritmo que apoie pilotos e equipes de competição, indicando a trajetória ótima que uma motocicleta deve percorrer em pista, bem como os locais de aceleração e frenagem parece interessante. Tal algoritmo torna-se ainda mais atrativo se fornecer os parâmetros básicos de regulagem da motocicleta, reduzindo assim o tempo de aprendizado dos pilotos e, simultaneamente, fornecendo parâmetros teóricos de ajuste da motocicleta para os engenheiros de pista.
Artigo:
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/engpro-simea2016-PAP82
Referências bibliográficas
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Como citar:
VILLALOBOS, Rodrigo Lacerda; MASSARANI, Marcel; "Um modelo de cálculo de trajetória ótima para minimização do tempo de volta aplicado a uma motocicleta de competição", p. 600-619 . In: Anais do XXIV Simpósio Internacional de Engenharia Automotica - SIMEA 2016 [=Blucher Engineering Proceedings]..
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 2357-7592,
DOI 10.5151/engpro-simea2016-PAP82
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