Junho 2020 vol. 3 num. 1 - Inovação na educação - Pontes para futuros fora da caixa
Artigo - Open Access.
Aproximando metodologias ativas e ensino superior: um estudo de caso com aplicação de sala de aula invertida
Aproximando metodologias ativas e ensino superior: um estudo de caso com aplicação de sala de aula invertida
Martins, Lucimara ; Souza, Samara Tomé Correa de ; Simon, Rangel Machado ; Spanhol, Fernando José ;
Artigo:
Este estudo tem por objetivo investigar melhores práticas de Metodologias Ativas para ampliar o envolvimento do aluno no seu processo de ensino e aprendizagem de forma significativa. Para tanto, realizou-se um estudo de caso com a aplicação de sala de aula invertida com alunos do curso de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus de Araranguá. Tal estudo possibilitou a percepção de como os alunos se comportam diante dos Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEA), suas afinidades, dificuldades e preferências quanto as mídias vídeo, áudio, texto.
Artigo:
Este estudo tem por objetivo investigar melhores práticas de Metodologias Ativas para ampliar o envolvimento do aluno no seu processo de ensino e aprendizagem de forma significativa. Para tanto, realizou-se um estudo de caso com a aplicação de sala de aula invertida com alunos do curso de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus de Araranguá. Tal estudo possibilitou a percepção de como os alunos se comportam diante dos Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEA), suas afinidades, dificuldades e preferências quanto as mídias vídeo, áudio, texto.
Palavras-chave: Competência Digital, Metodologia Ativa, Sala de Aula Invertida, Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem.,
Palavras-chave: Competência Digital, Metodologia Ativa, Sala de Aula Invertida, Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem.,
DOI: 10.5151/eduforadacaixa-06
Referências bibliográficas
- [1] AUSUBEL, D.P. The psychologu of meaningful verbal learnig. New York: Grne and Stratton, 1963.
- [2] DIESEL, A. Estratégias de Compreensão Leitora: Uma Proposta de Atividades Desenvolvidas sob a Perspectiva das Metodologias Ativas de Ensino. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Centro Universitário UNIVATES, Lajeado, 2016.
- [3] ______. MARTINS, S. N., REHFELDT, M. J. H. Aproximações entre Metodologias Ativas de Ensino e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: Uma Abordagem Teórica. In: Conex. Ci. e Tecnol. Fortaleza/CE, v.12, n. 1, p. 38-44. 2018.
- [4] FERRARI, A. DIGCOMP: Um roteiro para o Desenvolvimento e Compreensão das Competências Digitais na Europa. 2013.
- [5] FREIRE, P. Estratégias de compreensão: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.
- [6] _______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
- [7] GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
- [8] HENRIQUE, V.; PRADO, C.; VIEIRA, A. Editorial convidado: aprendizagem ativa. Revista Brasileira de Ensino de Física. São Paulo, v. 36, nº 4, 2014.
- [9] LEVY, P. A inteligência coletiva: para uma antropologia do ciberespaço. LIsboa: Instituto Piaget, 1997.
- [10] MASETTO, M. T. Metodologias Ativas no Ensino Superior: para Além da sua Aplicação, Quando Fazem a Diferença na Formação de Profissionais. 2018.
- [11] MORAN, J. Mudando a educação com metodologias ativa. In: Coleção Mídias Contemporâneas, Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens, V. II. SOUZA, C. A.; MORALES, O. E. T. (Orgs). PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015. P. 15-33.
- [12] MOREIRA, M. A.; ANDRADE, Mª C. M. Metodologias ativas no Ensino Superior: possibilidade ou “faz de conta”. Evidência, Araxá. v. 14, nº 15, p. 43-57, 2018.
- [13] NASCIMENTO, N. G. de. As Tecnologias Digitais no Espaço Acadêmico como Instrumentos na Construção do Conhecimento do Design de Moda. Dissertação (Mestrado em Educação) - Unisinos, São Leopoldo, 2014.
- [14] PIAGET, J. A epistemologia genética. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
- [15] SANTOS, C. A. M. dos. O uso de metodologias ativas de aprendizagem a partir de uma perspectiva interdisciplinar. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE, 12, 26 a 29 out. 20 Formação de professores, complexidade e trabalho docente. Paraná-PR, v. 10, nº 4, p. 27203-27212, 20
- [16] UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação Superior no Século XXI: visão e Ação. Paris, 1998.
- [17] UNIVESP - Ensino Superior: Método SCALE-UP para ensino de Física na USP, 2015.
- [18] VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
- [19] YIN, R. K. Estudo de Caso – Planejamento e Método. 2. ed. São Paulo: Bookman, 2001.
Como citar:
Martins, Lucimara; Souza, Samara Tomé Correa de; Simon, Rangel Machado; Spanhol, Fernando José; "Aproximando metodologias ativas e ensino superior: um estudo de caso com aplicação de sala de aula invertida", p. 71-82 . In: Anais Inovação na educação - Pontes para futuros fora da caixa. Anais do III Encontro Internacional de Inovação na Educação e III ConheCER.
São Paulo: Blucher,
2020.
ISSN 2318-695X,
DOI 10.5151/eduforadacaixa-06
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações