Agosto 2023 vol. 11 num. 3 - ERGODESIGN & USIHC 2023 & JOP’Design 2023

Artigo - Open Access.

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Pesquisa qualitativa e quantitativa sobre o design de chatbots no mercado brasileiro

Qualitative and quantitative research on chatbot design in the Brazilian market

Silva, Beatriz Caetano da ; Dias, Lisandra Andrade ; , ;

Artigo:

O objetivo deste trabalho foi investigar os desafios, as necessidades e os processos de design de chatbots, também chamados de agentes conversacionais ou robôs de conversação, no mercado brasileiro. Para isso, foi realizada uma revisão da literatura disponível sobre temas relativos à área, como a conceituação e construção de chatbots, além de definições sobre UX Writing. Posteriormente, foi conduzida uma pesquisa quantitativa através de um questionário para entender quem são os profissionais que atuam nesse mercado e quais suas principais dores, seguido de 4 entrevistas para compreender os processos de design de chatbots desses profissionais. Como resultado, observa-se a dificuldade da definição dos escopos dos cargos dos profissionais que desenham os chatbots, o pouco uso de metodologias e ferramentas de design e a escassez de conhecimento teórico da área. A partir das descobertas, é possível orientar a produção acadêmica para o design de chatbots e construir melhores práticas relacionadas à área.

Artigo:

The aim of this paper was to investigate the challenges, needs, and design processes of chatbots, also known as conversational agents or chat robots, in the Brazilian market. To achieve this, a review of available literature on related topics, such as the conceptualization and construction of chatbots, as well as definitions of UX Writing, was conducted. Subsequently, a quantitative survey was conducted to understand who the professionals working in this market are and what their main difficulties are, followed by four interviews to understand the chatbot design processes of these professionals. As a result, the difficulty in defining the scope of job positions of chatbot designers, the limited use of design methodologies and tools, and the scarcity of theoretical knowledge in the field were observed. Based on these findings, it is possible to guide academic production for chatbot design and develop better practices related to the field.

Palavras-chave: agentes conversacionais; robôs de conversação; design de chatbots; UX writing; experiência do usuário,

Palavras-chave: conversational agents; chatbot design; UX writing; user experience,

DOI: 10.5151/ergodesign2023-77

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Como citar:

Silva, Beatriz Caetano da; Dias, Lisandra Andrade; , ; "Pesquisa qualitativa e quantitativa sobre o design de chatbots no mercado brasileiro", p. 1193-1205 . In: Anais do ERGODESIGN & USIHC 2023 & JOP’Design 2023. São Paulo: Blucher, 2023.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ergodesign2023-77

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