Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

ADD ME AS A FRIEND: APLICANDO PERSONAS COMO INSTRUMENTO GERADOR DE EMPATIA PARA APROXIMAR O DESIGNER DOS USUÁRIOS DE WAYFINDING DESIGN

Gallina, Gabriel ; Costa, Filipe Campelo Xavier da ;

Artigo Completo:

Dentro do composto de abordagens entendido como Experiential Graphic Design, o Wayfinding Design é a disciplina que garante ao usuário seu sentido da localização e orientação dentro de um determinado ambiente. Visto que muitos projetos são adaptados conforme o tipo de público a ser contemplado, identificar quem são estes usuários é tarefa essencial durante a problematização de design, pois, para serem atendidos, os usuários precisam ser antes conhecidos. Entretanto percebe-se que, na prática, pesquisas etnográficas nem sempre acontecem. A interpretação sobre usuários fica a cargo da observação subjetiva do próprio designer, o que permite resultados que desconsideram aspectos de empatia. O Wayfinding Design necessita de instrumentos práticos voltados à compreensão de modelos mentais para, a partir de um formato mais acessível, alcançar diretrizes de projeto através da empatia. O objetivo deste artigo é apresentar um estudo de caso em que foi aplicado o instrumento Personas em um projeto real de Wayfinding. Este estudo se utilizou de redes sociais como Facebook e Pinterest para criar o elo entre Personas e o designer. Entende-se que esta é uma investigação relevante e que pode ser vista como uma contribuição metodológica inovadora para a prática de projetos desta natureza.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Wayfinding Design; Instrumentos; Personas; Rede social.,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0418

Referências bibliográficas
  • [1] FOLLIS, John; HAMMER, Dave. Architectural signing and graphics. New York: Whitney Library of Design, 1979.
  • [2] HUNT, Wayne. Environmental Graphics: Projects and Process. New York, Harper Design Publisher, 2003.
  • [3] KUMAR, Vijay. 101 Design methods: A structured approach for driving innovation in your organization. New Jersey, US: Ed Wiley, 201
  • [4] MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v.22, n.37, 1999.
  • [5] LIEDTKA, Jeanne; OGILVIE, Tim. Designing for Growth: A design thinking tool kit for managers. (Cap 01). New York, US: Columbia University Press, 2011.
  • [6] POULIN, Richard. Graphic Design in the Built Environment: A 20th Century History. Minneapolis: Rockport, 2012.
  • [7] SHAKESPEAR, Ronald. Reconocimiento Maestro del Diseño (Discurso de agradecimento). Universidad de Palermo. Buenos Aires, Argentina. 20 de agosto de 2013. Disponível na internet em: https://www.youtube.com/watch?v=c289mJnkFYQ Acesso em 02 de Fevereiro de 2016.
Como citar:

Gallina, Gabriel; Costa, Filipe Campelo Xavier da; "ADD ME AS A FRIEND: APLICANDO PERSONAS COMO INSTRUMENTO GERADOR DE EMPATIA PARA APROXIMAR O DESIGNER DOS USUÁRIOS DE WAYFINDING DESIGN", p. 4874-4885 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0418

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações