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USO DE MODELOS DE FILAS PARA REORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE ATENDIMENTO A CLIENTES DE UM TERMINAL DE DISTRIBUIÇÃO DE COMBUSTÍVEIS: UM ESTUDO DE CASO

USO DE MODELOS DE FILAS PARA REORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE ATENDIMENTO A CLIENTES DE UM TERMINAL DE DISTRIBUIÇÃO DE COMBUSTÍVEIS: UM ESTUDO DE CASO

Pelufe, Sandra ; Storino, Diogo Garcia ; Longaray, André Andrade ; Munhoz, Paulo Roberto da Silva ; Amaral, Thauane Adamoli ;

Artigo Completo:

Este artigo tem por objetivo a utilização de um Modelo de Simulação baseado na Teoria das Filas visando a melhoria do atendimento a clientes de um Terminal de Distribuição de Combustíveis. Em relação a metodologia, a pesquisa classifica-se como predominantemente qualitativa, pois as informações dos trabalhos analisados possuem caráter exploratório-interpretativo. Quanto ao delineamento, a pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso. Para tal, foram adotadas a observação participante de forma aberta e a consulta à documentos, na forma de relatórios mensais em uma empresa atuante no Setor. Entre os resultados obtidos através das simulações, é possível observar que, mesmo com o aumento significativo do número de caminhões atendidos pela empresa, na ocorrência de uma pequena elevação da capacidade de atendimento, observa-se uma redução no tempo de permanência dos caminhões na fila.

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Este artigo tem por objetivo a utilização de um Modelo de Simulação baseado na Teoria das Filas visando a melhoria do atendimento a clientes de um Terminal de Distribuição de Combustíveis. Em relação a metodologia, a pesquisa classifica-se como predominantemente qualitativa, pois as informações dos trabalhos analisados possuem caráter exploratório-interpretativo. Quanto ao delineamento, a pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso. Para tal, foram adotadas a observação participante de forma aberta e a consulta à documentos, na forma de relatórios mensais em uma empresa atuante no Setor. Entre os resultados obtidos através das simulações, é possível observar que, mesmo com o aumento significativo do número de caminhões atendidos pela empresa, na ocorrência de uma pequena elevação da capacidade de atendimento, observa-se uma redução no tempo de permanência dos caminhões na fila.

Palavras-chave: Teoria das Filas; Simulação; Distribuição; Combustíveis.,

Palavras-chave: Teoria das Filas; Simulação; Distribuição; Combustíveis.,

DOI: 10.5151/spolm2019-213

Referências bibliográficas
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Como citar:

Pelufe, Sandra; Storino, Diogo Garcia; Longaray, André Andrade; Munhoz, Paulo Roberto da Silva; Amaral, Thauane Adamoli; "USO DE MODELOS DE FILAS PARA REORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE ATENDIMENTO A CLIENTES DE UM TERMINAL DE DISTRIBUIÇÃO DE COMBUSTÍVEIS: UM ESTUDO DE CASO", p. 2946-2962 . In: Anais do XIX Simpósio de Pesquisa Operacional & Logística da Marinha. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2175-6295, DOI 10.5151/spolm2019-213

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